Eu sei que a maioria das mulheres adora um creminho, ficar procurando novidades em farmácias e lojas de beleza, curiosas para testar as últimas tendências.
Mas a verdade é que a gente não precisa de vinte passos de skincare para cuidar da pele, basta seguir algumas recomendações básicas e investir em produtos essenciais, segundo os dermatologistas consultados por Re-Age.
Limpeza
Pele madura precisa de gentileza.
Então, não use sabonete comum, aquele para lavar as mãos, e muito menos os para pele oleosa – que muita gente se acostumou a usar na juventude, não que são mais a melhor opção quando envelhecemos.
Ainda mais para quem está chegando perto da menopausa, quando a pele fica mais ressecada.
Procure um sabonete suave, próprio para a pele do rosto, e nada de ficar esfregando demais na hora de lavar – a barreira de proteção da pele diminui com o envelhecimento.
Hidratação
Tem quem pense que hidratação é apenas para pessoas com a pele seca, "repuxando", e não para peles mistas ou oleosas.
Mas hidratar a pele é como hidratar o corpo bebendo água. Hidratantes são substâncias que absorvem água e a preservam na pele. Existem muitos ingredientes que têm essa capacidade.
O que procurar nos rótulos? Ácido hialurônico, pantenol e glicerina, por exemplo.
Qual escolher? Sérum ou creme? Se a pele é mais seca, opte por um creme mais denso, mais pesado. Peles mistas ou oleosas podem se dar melhor com os séruns.
Proteção solar
Anote essa regra para o resto da vida: protetor solar NÃO É apenas para sair no sol.
Protetor solar é o maior amigo da pele, fundamental para nos proteger de ainda mais danos do que já causamos no passado. Uma dica é deixar o protetor ao lado da escova de dentes, para não esquecer de aplicar logo cedo.
Mas até para ficar em casa? Sim! Se você está dentro de uma sala e que tem claridade, isso significa que está entrando radiação no ambiente. O UVA, que é raio que causa o envelhecimento da pele, está ali atravessando o vidro.
Outra coisa importante: o filtro é a última coisa que você deve aplicar na pele. Se for usar hidratante ou qualquer outro produto, deve aplicar antes do filtro solar.
A quantidade também é fundamental. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a quantidade de protetor solar para o rosto e o pescoço é de uma colher de chá. Ou seja, é uma quantidade grande.
Você pode aplicar essa quantidade em duas camadas, para facilitar a absorção. E uma dica: aplique uma terceira camada de base com protetor solar ou de protetor solar com cor.
Tratamento
Se quiser dar um passo a mais, pode considerar algum tipo de tratamento. Nesse caso, um dermatologista deve avaliar seu caso e recomendar algo personalizado.
Estes são os mais usados em peles maduras:
Antioxidantes: ajudam a combater a oxidação, que é justamente o que mais detona a nossa pele. Os que possuem maior poder são a Vitamina C e o Resveratrol. Normalmente, esses ingredientes são usados durante o dia, juntamente com o hidratante.
Produtores de colágeno e renovadores celulares: aqui entram os ácidos. Dois dos mais conhecidos são o ácido glicólico e ácido retinóico.
O glicólico é menos irritativo do que o retinóico e menos sensível à luz. O ácido retinóico, "bom e barato", ajuda a promover o colágeno. Mas atenção: o Retinol, comum em cosméticos, não tem a mesma potência que o ácido retinóico, em geral vendido com prescrição médica.
Vale lembrar: é preciso uma avaliação de um dermatologista. E, importantíssimo, grávidas não podem usar essa substância.